Reações contrárias
Postado por Antonio Carlos Navarro Exibir blog
Em O Evangelho Segundo o Espiritismo encontramos no capítulo XX, Instruções dos Espíritos, a mensagem intitulada Os Trabalhadores do Senhor, ditado pelo Espírito de Verdade, de onde pinçamos:
“É chegado o tempo em que se cumprirão as coisas anunciadas para a transformação da Humanidade, e felizes serão aqueles que tiverem trabalhado no campo do Senhor generosamente e sem outro interesse que não a caridade!”
É a confirmação de que já estávamos vivendo, no início da Codificação Espírita, os tempos de mudanças morais significativas no planeta Terra, e aqueles que ajudassem na transformação teriam uma melhor percepção de felicidade.
O Espírito da Verdade diz que os trabalhadores fieis são os que dizem:
“Trabalhemos juntos e unamos nossos esforços a fim de que o Senhor encontre a obra terminada quando chegar”, e os “que calastes vossos melindres e discórdias para não deixar a obra prejudicada!”.
Isso nos remete à ideia de que é necessário ajustar-se aos valores e comportamentos exarados no Evangelho, tais como boa vontade, companheirismo, humildade, prazer em servir, etc.
Mas é preciso lembrar que muitos dos espíritos vinculados ao Planeta ainda se demoram na ignorância espiritual, e possuem desejos contrários à proposta do Cristo, a ponto de lutarem contra sua implantação, mas como não podem atingir o Cristo, buscarão atingir seus seguidores, e é preciso atentar para os ataques, muitas vezes velados, que trazem desconforto e sofrimento. Por isso o Espírito de Verdade continua:
“As recompensas celestes são para aqueles que não tenham recebido as recompensas na Terra”.
Ele disse “celestes”, e não na Terra enquanto encarnados. As recompensas estão no campo do espírito imortal, e como não há privilégios diante da Lei de Deus, sempre nos defrontaremos, em nosso esforço de renovação e dedicação ao trabalho no bem, com ataques por parte dos interessados em manter o atraso moral no planeta.
É preciso ter em mente, no entanto, que nunca estaremos sozinhos nessa luta. Os Bons Espíritos sempre nos secundarão se nosso entendimento estiver em sintonia com o Evangelho. Prova disso, entre tantas outras, é a mensagem intitulada “Não interessa” (1) que o Benfeitor espiritual André Luiz nos dá, pela psicografia de Antônio Baduy Filho:
“Não se deixe seduzir pela falsa noção de honra ferida.
Provocação? Não responda
Ofensa? Perdoe.
Desrespeito? Desculpe.
Calúnia? Não ligue.
Sarcasmo? Não ouça.
Grosseria? Releve.
Agressão? Não revide.
Intriga? Esqueça.
Indiferença? Entenda.
Menosprezo? Vá em frente.
Paute sua conduta pelos critérios do Evangelho.
Não interessa se o mundo arrogante vai classificá-lo entre os últimos, mas que na opinião de Jesus você esteja entre os primeiros.”
Pensemos nisso.
Antônio Carlos Navarro
Referência:
(1) Vivendo o Evangelho, volume II, cap. XX, IDE, Antônio Baduy Filho, pelo espírito André Luiz.