Espiritismo não é Umbanda

Espiritismo e a umbanda, vamos raciocinar

Publicado por Wilson Moreno em Forum

Espiritismo e Umbanda.

1) O Espiritismo ou Doutrina Espírita não tem nenhuma ligação com cartomantes, umbanda, candomblé, magias, misticismo.

O Mestre Allan Kardec em suas Obras não manda ninguém usar velas, incenso, amuletos, talismã, roupas brancas, imagens de santos, fazer despachos, muito menos sacrificar pobres animais, nada disso representa a Doutrina Espirita.

Uma questão muito importante, Kardec não manda ninguém evocar espíritos para tratar de assuntos matérias terra a terra, assuntos vulgares como, volta da pessoa amada, sorte com o dinheiro, sorte com as mulheres, predizer o futuro, revelar tesouros perdidos, revelar formulas para ficar rico, fazer trabalhos de magia para prejudicar desafetos etc…

O intercambio com o mundo espiritual ou plano astral é para instruir, esclarecer e moralizar os espíritos humanos.

Nunca para tratar de assuntos vulgares, matérias e mesquinhos sem elevação Moral.

Quem pratica essas coisas vai atrair pela Sintonia vibratória dos pensamentos os espíritos inferiores, perturbadores, embusteiros e obsessores do plano astral.

O intercambio mediúnico com o mundo espiritual é algo muito serio e nobre e também perigoso, a mediunidade tem que ser praticada com disciplina, elevação moral, responsabilidade, ordem e critérios doutrinários.

Tudo no mundo espiritual ou plano astral é regulado pela Lei de Sintonia Vibratória dos Pensamentos ou Afinidade Moral.

Os semelhantes se atraem e os diferentes se repelem.

O Bem tem sintonia com o Bem.

A Virtude tem sintonia com a virtude.

A Verdade tem sintonia com a Verdade.

O mal tem sintonia com o mal.

O vicio tem sintonia com o vicio.

A mentira tem sintonia com a mentira.

Tudo é sintonia e atração no plano espiritual.

Cada pessoa conforme seus pensamentos, sentimentos e atitudes vai atrair Bons ou maus espíritos, tudo depende do Padrão Moral dos pensamentos das pessoas.

2) Não adianta usar roupas brancas, amuletos, talismã, velas, incenso, exorcismos, imagens de santos, para afastar os maus espíritos.

Temos que cultivar pensamentos elevados e nobres e praticar o Bem e as Virtudes, dessa forma a pessoa consegue elevar seu Padrão Vibratório e repele as vibrações pesadas e negativas dos espíritos inferiores, perturbadores e obsessores do plano astral.

Não havendo sintonia vibratória os maus espíritos não conseguem influenciar as pessoas.

O Bem repele o mal.

Uma outra questão muito importante no Espiritismo é que esses espíritos desencarnados que se apresentam nas reuniões mediúnicas pedindo cigarros, farofa, charutos, cachaça, velas, despachos e sacrifícios de pobres animais, são espíritos moralmente atrasados apegados a matéria e aos vícios e desejos terrenos, somente espíritos inferiores podem pedir tais coisas.

Os Espíritos Superiores e os Bons Espíritos já estão com seus pensamentos e sentimentos moralmente depurados, eles não tem necessidades materiais.

Quem pede essas coisas são espíritos inferiores que possuem um perispirito denso, grosseiro, eles sentem ainda as necessidades materiais que eles tinham quando estavam encarnados, como eles não possuem mais o corpo físico para saciar tais desejos e vícios terrenos, eles vão se servir dos encarnados que possuem esses desejos e vícios.

Eles vão encostar o seu perispírito no perispírito do encarnado que esta bebendo ou fumando e vão sugar fluidicamente os fluidos da nicotina e do álcool num processo chamado de Vampirismo psíquico, eles são tipo parasitas espirituais.

É por isso que esses médiuns que usam cachaça e charutos são Vampirizados por espíritos inferiores do plano astral.

3) Perguntamos.

Vocês acham que um Espírito Superior um Espírito de Luz vai necessitar de velas, cachaça, cigarros, charutos e despachos???

Vocês acham que um Espírito Elevado vai pedir sacrifícios de pobres animais????

Procurem raciocinar.

Quem pede essas coisas são espíritos que ainda estão presos as necessidades materiais, são espíritos moralmente atrasados.

E muitos desses espíritos podem ser maldosos e vingativos, cuidado!!

Os despachos são usados para esses espíritos sugarem as emanações fluídicas dos alimentos que são colocados ali.

É um bando de Vampiros, isso que eles são.

E muitas pessoas acham que são Espíritos Elevados que pedem essas coisas, isso é deplorável.

Esses espíritos que se apresentam como caboclos, índios, pretos velhos, orixás, são espíritos desencarnados que ainda estão com seus pensamentos e sentimentos apegados as coisas materiais, eles precisam se depurar moralmente e se esclarecerem.

4) O Espiritismo tem por finalidade básica instruir, esclarecer, educar, moralizar e espiritualizar as pessoas, incentivando elas a seguirem o caminho do Bem, da caridade e das virtudes.

O Espiritismo é uma Escola de esclarecimentos espirituais, um dos seus ensinamentos básicos é desenvolver a Fé raciocinada na mente das pessoas.

O Espiritismo nas Obras do Mestre Allan Kardec esclarece que não existem milagres e nem fatos sobrenaturais no Universo, todos os fenômenos espíritas e mediúnicos são fenômenos NATURAIS regulados por Leis naturas, eternas e imutáveis.

O Deus bíblico que realiza milagres, que castiga, que perdoa, que distribui favores não existe, esse é o Deus criado pelos homens.

Deus criou o homem e o homem criou vários Deuses.

O Deus bíblico é uma criação humana.

Esse Deus que sente ira, cólera, raiva, pede sacrifícios de animais, manda exterminar povos estrangeiros, é uma fantasia.

Deus não faz milagres, Jesus nunca fez milagres, as curas realizadas pelo grande Mestre Jesus eram fenômenos psíquicos Naturais.

O Mestre Kardec fala em seus livros, que é a falta de conhecimentos das Leis naturais que regem o mundo espiritual que criou a idéia do milagre e do sobrenatural.

É por isso que a fé no Espiritismo é Racional e não mística.

5) Existe muitas pessoas que se dizem espíritas e quando começam a falar do Espiritismo, falam de banho de ervas, banho de sal grosso, velas, amuletos, roupas brancas, imagens de santos, vamos ver claramente que não são Espíritas, por que, o Espiritismo ou Doutrina Espírita não prega essas coisas.

O Mestre Kardec em seus livros não manda ninguém usar velas, amuletos, talismã, roupas brancas, imagens de santos ou anjos, nem fazer despachos ou sacrificar pobres animais, nada disso existe na Doutrina Espírita.

Portanto, temos que estudar as Obras de Allan Kardec para podermos ter uma visão clara e segura do Espiritismo.

Sem Kardec não existe Doutrina Espírita.

Uma outra questão importante, a Umbanda não é Espiritismo.

A umbanda trabalha com fenômenos mediúnicos, ou seja, a mediunidade, eles entram em contato com os espíritos desencarnados para certos trabalhos.

Porem, as diferenças entre Espiritismo e Umbanda é muito grande, repetimos, o Mestre Allan Kardec em seus Livros não orienta ninguém a usar velas, amuletos, roupas brancas, imagens de santos, fazer despachos e sacrificar covardemente animais inocentes, isso não tem nada haver com os princípios Doutrinários do Espiritismo.

Não estou discriminando nada só estou definindo questões Doutrinarias.

Não podemos misturar coisas diferentes.

6) Como reconhecer a elevação dos espíritos desencarnados que se apresentam nos trabalhos mediúnicos???

A Linguagem e os ensinamentos é o ponto chave.

Os Espíritos Superiores e os Bons Espíritos possuem sempre uma Linguagem moralmente LIMPA, sua linguagem é elevada, nobre, pura, digna, lógica, e sublime de moralidade e seus Ensinamentos possuem sempre um teor Moral elevado e digno, eles pregam sempre em suas comunicações ou mensagens, a Caridade, o Amor, as Virtudes, a Disciplina, a Ordem, a Justiça, a Humildade, a Elevação Moral.

Os Espíritos Elevados são Virtuosos em seus ensinamentos.

De um Espírito Elevado só pode vim Virtudes, Luz e Amor.

Os espíritos inferiores apegados a matéria e aos vícios e desejos terrenos, possuem sempre uma Linguagem moralmente pesada e maliciosa.

Eles possuem uma Linguagem grosseira, pesada, vulgar, violenta, agressiva, chula, sem lógica e sem elevação moral.

Desses espíritos só podem vim vícios, mentiras, vulgaridades e grosserias.

A Linguagem é o ponto chave que devemos analisar sempre nas comunicações mediúnicas.

Portanto, nas comunicações e mensagens que venha dos espíritos desencarnados temos que analisar com muito cuidado a Linguagem e os ensinamentos dos Espíritos.

Os espíritos inferiores também gostam de se impor e dar ordens, querem ser obedecidos, não podemos questionar nada, temos que aceitar as suas orientações.

Esse é um sinal claro de embuste.

Os espíritos elevados jamais se impõem e nem dão ordens, eles dão conselhos e orientações visando sempre a melhoria Moral e espiritual das pessoas, uma outra questão importante, os Espíritos Elevados nunca vão tratar de assuntos materiais como, volta da pessoa amada, sorte no jogo, sorte com o dinheiro, predizer o futuro, revelar tesouros escondidos, revelar formulas para ficar rico etc…

Somente espíritos apegados a matéria é que tratam dessas coisas e muitos desses espíritos podem ser obsessores.

Outra questão importante, os Espíritos de Luz ou Espíritos Superiores e Elevados não possuem necessidades materiais, eles não precisam de velas, charutos, cigarros, cachaça, farofa etc…

Quem precisa dessas coisas são espíritos apegados a matéria e aos vícios e desejos terrenos, somente isso.

Vocês acham que os Espíritos de Luz vão pedir essas coisas????

Procurem pensar.

7)Existe no mundo espiritual ou plano extra físico muitos espíritos embusteiros, mentirosos, hipócritas, sedutores e mistificadores, o Mestre Allan Kardec chama esses espíritos de os falsos profetas da erraticidade, Kardec explica que esses espíritos embusteiros tomam nomes falsos e usam uma Linguagem melosa e sedutora para enganar as pessoas.

Como evitar os espíritos mistificadores???

Primeiro, não podemos aceitar nada que venha dos espíritos desencarnados sem rigoroso exame.

Segundo, todos os ensinamentos que venham dos espíritos desencarnados têm que passar pelo crivo severo da Razão e da Lógica mais rigorosa possível para poder ser aceito.

Qualquer ensinamento que choque a lógica, a razão e a moral elevada, deve ser rejeitado, essas são as recomendações DOUTRINARIAS do Mestre Allan Kardec.

É por isso, que eu procuro raciocinar muito nessas questões, por que, a Fé no Espiritismo tem que ser Racional e não mística.

Tudo isso que eu coloquei está nas Obras do Mestre Kardec.

Texto complementar

Da Obra “Plantão De Respostas “ – Emmanuel E Francisco Cândido Xavier.

Esclarecimentos de Chico Xavier sobre as Entidades.

1)Respostas sobre UMBANDA e CANDOMBLÉ dadas pelo médium mineiro CHICO XAVIER no programa Pinga Fogo de 1971

UMBANDA

Pergunta: Quem são os “pretos-velhos”, “exus” e “pombas-giras” que incorporam na Umbanda? Se são espíritos de luz, por que há necessidade de cigarro, cachaça e sons barulhentos?

Resposta: PARA ESPÍRITOS DE LUZ, OU SEJA, ESPÍRITOS SUPERIORES E PUROS, NÃO EXISTEM NECESSIDADES MATERIAIS. Os espíritos que trabalham nos terreiros, em sua grande maioria, são aqueles que ainda guardam grandes necessidades das sensações terrenas e por isso usam os médiuns para absorve-las; quando não têm, fazem-no através dos despachos. São, na classificação da Doutrina Espírita, chamados de espíritos mais simples. É claro que existem aqueles outros que, mesmo tendo condição moral mais elevada, manifestam-se nos terreiros de Umbanda, guardando os procedimentos ali adotados.

CANDOMBLÉ

Pergunta: Qual a diferença entre as entidades de luz da Doutrina Kardecista e os orixás do Candomblé, que são reverenciados em seus templos com bons pratos, roupas tradicionais e músicas? Isso não seria prendê-los ao materialismo?

Resposta: Primeiro; devemos esclarecer que a Doutrina não é Kardecista e sim dos Espíritos. Allan Kardec foi o codificador dessa Doutrina, ou seja, através de método científico, reuniu e compilou, com a ajuda de vários médiuns, as informações que hoje conhecemos editadas nos livros básicos da Doutrina Espírita.

Quanto à diferença entre “entidades de luz”, ou seja, espíritos de luz e os orixás do Candomblé; esta reside no fato de QUE OS ESPÍRITOS DE LUZ ENCONTRAM-SE EM ELEVADA CONDIÇÃO DE EVOLUÇÃO MORAL, ESTANDO, PORTANTO, LIVRES DAS SENSAÇÕES MATERIAIS.
SEM DÚVIDA QUE AS OFERENDAS QUE RECEBEM OS “ORIXÁS” OS PRENDEM À MATÉRIA.
Da Obra “Plantão De Respostas “ – Emmanuel E Francisco Cândido Xavier.

Emmanuel é bem claro, somente espíritos apegados as sensações matérias é que pedem cigarros, charutos, cachaça e despachos, ou seja, espíritos atrasados.

Perguntamos.
Emmanuel esta certo ou errado nessa questão??????

Os Espíritos de Luz ou os Espíritos Superiores e Elevados não possuem necessidades materiais, eles estão moralmente depurados.
Os Espíritos de Luz possuem sempre uma Linguagem pura, digna, elevada, nobre, lógica e sublime de moralidade e seus ensinamentos visam sempre a melhoria Moral e espiritual das pessoas.
Os Espíritos Elevados são Virtuosos em seus ensinamentos.
Eles pregam o Bem, a caridade, o amor, a elevação moral, a disciplina, a ordem, as virtudes.
Os espíritos inferiores, perturbadores e obsessores possuem sempre uma Linguagem moralmente pesada, grosseira, ímpia, agressiva, maliciosa, sem lógica e sem elevação moral.
E suas mensagens só tratam de assuntos materiais vulgares.
Os Espiritos de Luz jamais vão pedir coisas materiais, como velas, despachos, cachaça, charutos, farofa e sacrifícios de animais.
Somente espíritos apegados a matéria e aos vícios terrenos é que pedem tais absurdos.

2) Emmanuel é bem claro nessa questão ele diz.

PARA ESPÍRITOS DE LUZ, OU SEJA, ESPÍRITOS SUPERIORES E PUROS, NÃO EXISTEM NECESSIDADES MATERIAIS. Os espíritos que trabalham nos terreiros, em sua grande maioria, são aqueles que ainda guardam grandes necessidades das sensações terrenas e por isso usam os médiuns para absorve-las; quando não têm, fazem-no através dos despachos.

Os espíritos que trabalham nos terreiros, em sua grande maioria, são aqueles que ainda guardam GRANDES NECESSIDADES TERRENAS E POR ISSO USAM OS MÉDIUNS PARA ABSORVE-LAS, QUANDO NÃO TEM, FAZEM-NO ATRAVÉS DOS DESPACHOS.
Isso mostra que os espíritos que atuam nos terreiros são espíritos apegados as sensações terrenas e POR ISSO USAM OS MÉDIUNS PARA ABSORVE-LAS.
Os médiuns que usam cigarros, charutos e cachaça são vampirizados por espíritos inferiores do plano astral.

Como disse Emmanuel, PARA ESPÍRITOS DE LUZ, OU SEJA, ESPÍRITOS SUPERIORES E PUROS, NÃO EXISTEM NECESSIDADES MATERIAIS.

Perguntamos Emmanuel esta errado nessa questão?????
Qual a sua resposta???

Emmanuel fala que as oferendas que fazem aos orixás ( espíritos desencarnados) os prendem a matéria.
OS ESPÍRITOS DE LUZ ENCONTRAM-SE EM ELEVADA CONDIÇÃO DE EVOLUÇÃO MORAL, ESTANDO, PORTANTO, LIVRES DAS SENSAÇÕES MATERIAIS.
SEM DÚVIDA QUE AS OFERENDAS QUE RECEBEM OS “ORIXÁS” OS PRENDEM À MATÉRIA.

Wilson Moreno na busca da Verdade.

Rede Amigo Espírita

Esta entrada foi publicada em A Família, Artigos, Ciência, Espiritismo, Transição. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 respostas para Espiritismo não é Umbanda

  1. Luiz Carlos D. Formiga disse:

    GIRA
    A DANÇA COMO CULTURA E DESCONSTRUÇÃO DO PRECONCEITO.
    EXU
    http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2017/07/exu.html

    Um fanático deve sofrer de uma virose, mas que difere da causada pelo vírus Herpes.
    O Herpes é um vírus com afinidade dermoneurotrópica, mostrando tendência à citopatogenicidade focal. São lesões autolimitadas recorrentes de curta duração. (1)
    O fanatismo lembra uma doença causada por uma bactéria, que acomete políticos, pois é de longa duração (2). Por outro lado, pode se assemelhar a AIDS (virose) ou Tuberculose (bactéria), pois também está envolvida com preconceitos.
    Na medicina o preconceito pode trazer problemas diversos, como na hanseníase, que é uma doença infecciosa relativamente benigna, “pouco contagiosa” e não letal. No entanto, os pacientes sofrem com uma doença social grave, em torno de um núcleo físico relativamente pouco importante, que é a lepra. O leproestigma dá origem ao ato de evitar, discriminar e segregar. (3)
    A paciente-enfermeira relatou:: ”Não contei para a minha família, que mora fora do estado, mas fui à televisão fazer reivindicações em nome dos pacientes pobres, pois eu tenho plano de saúde. Aí, meu tio me viu na TV e emergiu todo o seu preconceito e discriminação.
    Para familiares, disse que “achava nobre a minha conduta, mas precisava dizer, na televisão, que tinha tido aquela doença?” (4)
    No Núcleo Espírita Universitário (NEU) discutimos o que se chamou de “Ética da Tolerância”. A erradicação do preconceito não pode ser feita por decreto, pois é uma questão de inteligência espiritual, de conscientização, de educação. Para chegar-se ao objetivo da erradicação dos estigmas não podemos nos apoiar num modelo autoritário de fidelidade ideológica. Precisamos chegar voluntariamente à aceitação de que somos iguais, mas diferentes. (5)
    Pensemos na religião brasileira. Em matéria de fé, para que possamos desenvolver quaisquer convicções é necessário que haja a possibilidade de comunicação com outros e consequentemente ter acesso a diferentes pontos de vista. A liberdade religiosa só tem sentido em condições de reciprocidade e o direito de igualdade pressupõe o direito à diferença. (6)
    Numa linguagem das ciências jurídicas, escrevemos um texto sobre os problemas enfrentados, entre nós, pela única religião criada no Brasil. (7)
    Através da Arte se pode educar, conscientizar, colaborando para uma coexistência pacífica, entre os diferentes.
    Uma boa notícia. O Grupo Corpo resiste a clichês e faz bela homenagem a Exu em nova coreografia.
    Essa iniciativa lançará mão da dança e certamente ajudará, e muito, na desconstrução do preconceito.
    “Gira” é o novo balé da Companhia e a 39º montagem da carreira. Com trilha sonora do trio Metá Metá a nova coreografia flerta com a Umbanda.
    Rodrigo Pederneiras diz que “Gira é uma festa para Exu” e tem cerca de 40 minutos e durante todo esse tempo o Corpo resiste bravamente aos clichês de brasilidade que poderiam surgir em uma homenagem a uma entidade espiritual.
    Gira fará dobradinha com Bach entre os dias 04 A 13 de agosto, Teatro Alfa em SP; 23 a 27 de agosto, Theatro Municipal do Rio de Janeiro; 02 a 06 de setembro, Palácio das Artes em Belo Horizonte; 07 e 08 de outubro, Teatro do Sesi, Porto Alegre. (8)
    Sinais de “Terceiro Milênio”.
    Ainda parece quase impossível curar um fanático ou o Transtorno da Personalidade Antissocial, uma vez que o portador dessa disfunção, não tem deixado a penitenciária em melhores condições. (9)
    Mas, o Terceiro Milênio está apenas começando! Aí vem uma nova geração (10)

    (*) Reginaldo Prandi , professor de Sociologia da Universidade de São Paulo, diz: “para que os seres humanos possam viver bem neste mundo, é preciso estar bem com os deuses e que Exu é o porta-voz dos deuses e entre os deuses. Ele faz a ponte entre este mundo e o mundo dos orixás, especialmente nas consultas oraculares. Como os orixás interferem em tudo o que ocorre neste mundo, incluindo o cotidiano dos viventes e os fenômenos da própria natureza, nada acontece sem o trabalho de intermediário do mensageiro e transportador Exu.” http://www.espiritualidades.com.br/Artigos/P_autores/PRANDI_Reginaldo_tit_exu_prim.htm

    Leia mais.
    1. http://www.espiritualidades.com.br/Artigos/F_autores_FORMIGA_Luiz_textos/FORMIGA_Luiz_tit_Somatizacao_das_doencas.htm
    2. http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2016/12/polliticum-corruptiae.html
    3. http://formiga.iqm.unicamp.br/neu/manchaanestesicasocial.pdf
    4. http://www.aeradoespirito.net/ArtigosLCF/O_PODER_D_PALAV-N_PRINC_ERA_O_VERBO_LCF.html
    5. http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2017/01/diferentes-mas-sobretudo-iguais.html
    6. http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2013/07/o-direito-diferenca.html
    7. http://www.aeradoespirito.net/ArtigosLCF/TOR_GEM_AFRO-BR_PREC-EST-MID_E_ORD_JUR_LCF.html
    8. http://culturadoria.com.br/grupo-corpo-resiste-a-cliches-e-faz-bela-homenagem-a-exu-em-nova-coreografia/
    9. http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2015/11/luiz-carlos-formiga-hoje-07112015-dois.html
    http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2016/01/bomba-h-de-horror.html
    10. https://sinapseslinks.wordpress.com/2013/06/25/o-enigma-da-geracao-nova/

    QUE PRESENTE!
    Deficiente visual, Marcos faz 90 anos.
    Que presente?
    Leia mais em:
    http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2017/07/impressora-que-presente.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *