A força da caridade: fazer o bem faz bem
Erika Silveira
Fazer o bem faz bem. Pesquisas destacam que ajudar o próximo pode proporcionar muitos benefícios, além de alimentar o espírito de sentimentos positivos, ajuda a combater a depressão, a ansiedade entre outros males que comprometem a saúde, pelo fato de trazer maior bem- estar.
Neste sentido de fazer o bem a quem mais precisa, aliviando o sofrimento dessas pessoas em muitos momentos, a caridade é um ato de generosidade na prática da solidariedade, contribuindo para um mundo melhor. Ao fazer o bem exercitamos valores fundamentais na sociedade, como a amizade, a compaixão, o respeito e empatia.
E como podemos colocar em prática a caridade? Existem muitas formas de ser caridoso, seja fazendo doações financeiras a organizações sem fins lucrativos, alimentos, roupas e medicamentos a instituições de sua confiança ou a pessoas necessitadas, realizando um trabalho voluntário, oferecendo uma palavra amiga, a compreensão e um gesto solidário onde quer que você esteja.
Ao procurar em cada oportunidade uma maneira de ajudar ao próximo, você exercita o poder da caridade em sua vida também, trazendo um propósito significativo a sua jornada, contribuindo com um bem maior, além disso, praticar a caridade traz impactos positivos, melhorando o nível de satisfação pessoal.
Quando temos um gesto de caridade, nos preocupando com os outros, trabalhamos a empatia, compreendendo a necessidade do próximo além da nossa.
A prática da solidariedade nos momentos difíceis
A prática do bem e da caridade torna o meio em que vivemos e a sociedade melhor, mais solidária, levando em conta as necessidades da coletividade.
Essas atitudes positivas se reforçam diante de momentos difíceis como nas tragédias coletivas, sejam os desastres naturais tais como enchentes, terremotos, seca extrema, em situações de guerras e conflitos como temos acompanhado entre Israel e Palestina, Ucrânia e Rússia e tantos outros lugares pelo mundo que vivem a dor e o sofrimento dos conflitos e tantas outras tragédias coletivas.
Nesses momentos o apoio a essas vítimas representa papel fundamental tanto materialmente quanto emocionalmente para essas pessoas que passam por perdas e grandes sofrimentos, perdendo muitas vezes seus bens conquistados com tanto esforço e também seus entes queridos.
O exercício da caridade traz mais luz e brilho para a vida, alimentando a alma de quem pratica o amor e faz bem para quem recebe, que se sente mais acolhido e amparado em momentos de dificuldades.
A caridade também representa fonte inspiradora para outras pessoas praticarem o bem, fazendo com que a generosidade se multiplique.
Se desejamos um mundo melhor com mais paz e fraternidade, que possamos buscar praticar mais a caridade, fazendo com que ganhe cada vez mais força na humanidade. Como refletiu o grande filósofo grego e pensador Aristóteles: “ Qual é a essência da vida? Servir os outros e fazer o bem.”
Erika Silveira
Fonte: Mundo Maior