Sois a Luz!
Publicado por Amigo Espírita em 2 fevereiro 2012 às 17:11 em Artigos Espíritas
“Vós sois a luz do mundo.”(Jesus.Mateus,cap.5)
Quando o Cristo designou os seus discípulos, como sendo a luz do mundo, assinalou-lhes tremenda responsabilidade na Terra. A missão da luz é clarear caminhos, varrer sombras e salvar vidas, missão essa que se desenvolve, invariavelmente, á custa do combustível que lhe serve de base.Esse trabalho é de todos que estão ligados, sintonizados com o Bem.
A Doutrina Espírita é a mensagem do Cristo; que liberta, esclarece, educa e transforma. A educação é essa luz poderosa que ilumina almas.É alavanca que corrige atitudes, emerge qualidades e canaliza energia. É a educação a mola propulsora que prepara a sociedade renovada, regida por leis evoluídas e sábias.
O progresso social é fruto da renovação moral do homem. É preciso trabalhar no sentido de conscientizar o homem desde a infância, da grande verdade: a imortalidade da alma e sua ascensão para a Luz. Para tal não basta só a aquisição de intelectualidade é necessário a aprendizagem do amor , do sentimento, educando e aprimorando as emoções, auxiliando a conquista da moral elevada ,para que haja constante renovação espiritual no ser humano. Daí a necessidade da Educação da criança e do adolescente. Quem educa, evangeliza.
A quem esta educação é legada? Aos pais, educadores, evangelizadores. Muda o século, o milênio muda, mas o homem continua cheio de imperfeições, embora a natureza tem a sua personalidade que nem sempre a gente deseja, mas e daí? Fazer o que? Acabar com a esperança?O desejo que se tem é o uso da Sabedoria. Toda atividade humana é marcada por um ato de planejamento.”Jesus” planejou a sua equipe de trabalho?
– Com certeza. Evangelizou na adversidade, investiu no amor, conquistou as diferenças.” A evangelização é empresa de amor.”(Chico Xavier)
E o seu compromisso de Evangelizador? Qual é?
Vamos elucidar alguns desses comprometimentos; desempenhar a tarefa de incentivar a reflexão, através de estudos na busca do conhecimento, a responsabilidade com a casa espírita, a qualificação e a motivação nas ações que participa.”
O coração infanto-juvenil é abençoado solo onde,se deve albergar a sementeira de vida eterna nele ensementando os postulados libertadores do Espiritismo.”(Vianna de Carvalho)
Se nos compenetramos, pois, da lição do Cristo, interessados em acompanha-lo, é indispensável a nossa disposição de doar as nossas forças na atividade incessante do Bem, para que a Boa Nova brilhe na senda de redenção para todos. O cristão sem espírito de sacrifício é lâmpada morta no santuário do Evangelho.
“Vós sóis a luz do mundo”exortou-nos o Mestre-e a luz não argumenta,mas sim esclarece e socorre, ajuda e ilumina. Recorda que todos nos achamos em processo de educação e reeducação,diante do Divino Mestre.
Maria Luzia Almeida Rosa.
Funcionária pública aposentada, dirigente na Instituição Nosso Lar em Araçatuba/SP e ex-presidente da União das Sociedades Espíritas (USE)