Resgates da Vida
Ana Dannelli da Costa Dias
Em meio ao caos das dificuldades, medos e principalmente perdas materiais e sentimentais, começamos as nossas dificuldades internas que podem nos levar a ausência do sentido da vida. Mas, precisamos em meio ao caos fazer nosso despertar. Esta busca interna do nosso próprio eu, precisa ser ativada para o nosso próprio resgate, libertando-nos dos julgamentos, dores e machucados.
Consegue se conhecer? Sente que está vivo? Sim? Então você está pronto para construir sobre rochas, formar um alicerce seguro para que a sua morada principal jamais desabe. O íntimo diz quem somos, através disso precisamos que as quatro bases da nossa vida estejam em equilíbrio e são elas: mente, Espírito, sentimental e material. O ser humano é único e não substituível, e cada um tem suas missões e deveres como: progresso, felicidade segurança e justiça.
O Livro dos Espíritos claramente nos responde na parte 3 sobre as Leis Morais ou Divinas como práticas fundamentais para que conquistemos o discernimento espiritual, contém tudo que precisamos vivenciar dia após dia para uma vida mais ampla e cheia de sabedoria.
Lei de Justiça, Amor e Caridade
Esta lei trata da necessidade latente de harmonia entre os povos e progresso mútuo.
Somente a justiça, o amor e a caridade são capazes de amenizar as hostilidades e crueldades tão difundidas na sociedade atual. (EQUIPE CONTEÚDO ESPÍRITA, s.d., On-line).
Lembre-se: Que a gente saiba florir onde a vida nos plantar (COELHO). Precisamos aprender a reagir com criatividade e beleza aos muitos momentos que nos são direcionados a viver, aprender que nem sempre será o que queremos, mas sim o que nos será dado e que nos resta saber aproveitar ao máximo, pois são presentes que nos são entregues. (JÚNIOR, 2020, on-line).
Os primeiros passos nessa constante busca de melhoramento é nossa firmeza no propósito. Encontre-se contigo, saiba para onde quer ir e quem você é, busque resgatar sua intimidade se fortalecendo de dentro para fora, sua competição é consigo mesmo, deixando de ser uma experiência e construindo todo dia a sua história, sabendo que nada fica sem resposta, além de que precisamos ser completos, não divisórias.
As atitudes do nosso passado podem ser revistas. A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória. Poucas palavras que muito significam e que expressam a clara realidade, uma vez que colheremos apenas e tão somente aquilo que houvermos semeado. Nada diferente, nada a menos. (CURY, 2023, on-line).
Todos nós estamos abraçados por esse planeta sendo acolhido em processo evolutivo, cada um no seu nível passando suas dores do corpo e da consciência onde resgatamos os nossos erros e culpas para corrigir e crescer.
Através da chave principal de crescimento o amor e a caridade. No livro O Voo da Esperança, pelo Espirito Dr. Jeronimo Rodrigues há um exemplo formidável de um projeto de resgate coletivo que traz à tona A problemática dos elos formados em alguma existência entre um grupo de pessoas afins e que precisam ser desmanchados, perdoados e libertados para que, além do progresso e evolução, haja libertação em todos os sentidos.
“Não há crer, no entanto, que todo sofrimento suportado neste mundo denote a existência de uma determinada falta. Muitas vezes são simples provas buscadas pelo Espírito para concluir a sua depuração e ativar o seu progresso.” (BRITTO, 2022, on-line).
Hábitos para Vida:
1- Reconhecer seu papel no mundo:
Praticar a plenitude da santidade requer, primeiramente, entender quais valores são importantes para sua vida e com quais você mais se identifica.
2- Ser grato:
Agradecer pela vida e refletir sobre tudo o que nos trouxe até aqui é uma forma de sair de um círculo vicioso perigoso: o de olhar apenas para aquilo que não temos. Exercitar a gratidão junto com Deus é uma forma de se aproximar Dele e exercer a espiritualidade.
3- Praticar o perdão:
Certamente uma das lições mais importantes deixadas por Jesus foi sua fonte inesgotável de perdão. E nem sempre perdoar é tão fácil para nós, não é mesmo? Perdoar exige coragem e é um dos maiores atos possíveis de amor. Praticá-lo é uma grande oportunidade de engrandecer o Espírito. Como mensagem deixada por Jesus “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei.”
4- Oração:
Desenvolver a espiritualidade e se conectar com o Divino requer, essencialmente, oração. Ela nos ajuda refletir sobre a Palavra de Deus, a permanecer como fiéis e a evoluir no desenvolvimento de nossas vidas.
5- Dialogar com Deus
Por fim, não podemos nos esquecer da base da espiritualidade: a conexão com Deus. Pode parecer amplo, mas várias atitudes do dia a dia nos aproximam desse propósito e do encontro com nosso Senhor.
A primeira delas é a busca por Deus em nós mesmos e no próximo. Precisamos confiar em sua presença e em seu amor por nós.
Como nos disse Marcelino, “Não ofendamos a Deus pedindo-Lhe pouco. Quanto maior o nosso pedido, mais o agradaremos.” (PROVIDÊNCIA MARISTA BRASIL, 2020, on-line).
Portanto, não te endureças, pois, na estrada que o Senhor te levou a trilhar, em favor de teu resgate, aprimoramento e santificação. Recorda a importância do tempo que se chama Hoje. (XAVIER, 2020, on-line).
Ana Dannelli da Costa Dias
Fonte: Letra Espírita
==========
Referências:
Equipe Conteúdo Espírita, Leis Morais e Espiritismo: quais são? Tipos e diferenças; https://conteudoespirita.com/leis-morais-espiritismo/.
JÚNIOR, Amilton, “Recanto das Letras”, 2020; https://recantodasletras.com.br/pensamentos/7054731.
Providência Marista Brasil Centro-Sul; 2020 https://marista.org.br/blog/5-habitos-para-desenvolver-a-espiritualidade-e-se-aproximar-de-deus/#:~:text=1%2D%20Reconhecer%20seu%20papel%20no%20mundo&text=Praticar%20a%20plenitude%20da%20santidade,praticar%20no%20dia%20a%20dia.
XAVIER, Chico. Pão Nosso, pelo Espírito Emmanuel – 2020; https://www.centronocaminhodaluz.com.br/index.php/artigo17246/.