Cleptomania na Visão Espírita

Cleptomania na Visão Espírita

Fernanda Oliveira

Segundo o dicionário online, cleptomania é impulso anormal ou tendência incontrolável que leva alguém a roubar, não se importando com o valor da coisa roubada, chegando a roubar coisas sem valor algum.(Dicionário Online de Portugues, s. d, on-line) O indivíduo com este transtorno sente uma necessidade incontrolável de subtrair o objeto de terceiros, mesmo que possua condições financeiras para obter licitamente aquele objeto. É um transtorno de impulso, a pessoa sente uma adrenalina no momento da realização do ato. Após a adrenalina a pessoa frequentemente sente medo de ser apanhada e pode se sentir culpada e até mesmo deprimida.

Geralmente os indivíduos que apresentam a cleptomania apresentam mais de um transtorno mental e/ou emocional como transtorno de humor e ansiedade – e pode ser desencadeado por carência de afeto, depressão, angústia, obsessão, alívio e conforto emocional. Esse transtorno acomete de 0,3 a 0,6 % da população geral, sendo mais prevalente em mulheres. De difícil diagnóstico, pois, o ser tem dificuldade de relatar e procurar auxílio com medo de punições ou de ser preso.

As heranças do passado próximo ou remoto dão lugar aos transtornos psicóticos e neurológicos; são múltiplas as manifestações de desequilíbrio mental e emocional cujas causas estão nos pensamentos, palavras e atos que constituem a existência. Refletem no perispírito e registram-se no corpo físico em encarnações posteriores. As enfermidades mentais são efeitos e não causas. Segundo Kardec: “As doenças fazem parte das provas e das vicissitudes da vida terrena; são inerentes à grosseria da nossa natureza material e à inferioridade do mundo que habitamos.” (Kardec,2010,p538)

Podemos entender uma doença como uma alteração no estado normal de saúde, que pode ocorrer no organismo, em algum órgão ou no estado mental e psicológico. Além de saúde ser ausência de doença, concebe-a como o estado de completo bem-estar físico, mental e social. Não se pode pensar em uma vida digna e plena sem ter saúde. (Oliveira,2016,p11)

A doença não é uma punição, é sim um recurso de aprendizado. Certos acontecimentos e doenças são permitidas para estimular o espírito a cumprir com a sua jornada evolutiva. (Schubert,2019,p130) Onde colocamos os nossos pensamentos e sentimentos, desenvolvemos a nossa vida, pois vivemos dos valores que cultivamos.

Os transtornos psicológicos são efeito das escolhas praticadas em outras existências – só existem consequências quando ocorrem ações anteriores, é do íntimo do ser que são gerados esses comportamentos. Segundo as leis naturais de Deus que nos orientam e estão escritas em nossa consciência; todas as nossas ações produzem reações que podem ser positivas ou negativas. Tudo vai depender da sintonia e afinidade dos pensamentos – conforme a Lei da Afinidade- débito/ crédito – já que cada Espírito é autor de suas conquistas e infortúnio, conquistando admiração ou desconsideração. ( Franco,2018,p30).

Cada um de nós constrói em seu íntimo a sua atmosfera moral, trazendo de bagagem de suas múltiplas existências todas as necessidades evolutivas que se expressam como saúde ou enfermidade. A influência dos nossos pensamentos é de grande significação para a nossa saúde. Todo mal por nós praticado expressa de algum modo, lesão em nossa consciência e toda lesão determina distúrbio ou mutilação no organismo que exterioriza o modo de ser.

Não é um castigo, mas uma consequência natural das escolhas pessoais do Espírito, com o objetivo de corrigir na vida física o que deixamos de corrigir no Espírito, funcionando como uma reabilitação moral do Espírito (Carvalho,2020, p163).

O indivíduo buscando se curar deve procurar tratamento psicológico e psiquiátrico, procurando manter o equilíbrio com orações em sintonia com uma conduta saudável dos pensamentos e conversas edificantes, procurando treinar a mente para o aprendizado do bem. A atitude mental é que faz a diferença. (Schubert ,2019, p170).

A reeducação íntima harmoniza a mente e a prática do bem fortalece o indivíduo, a consciência pode contribuir pelo poder de escolha na educação ou reeducação de si próprio, selecionando os recursos capazes de favorecer o seu aperfeiçoamento moral e espiritual.

A cura é a restauração biológica que reorienta o espírito, é como perder o caminho, a direção e depois retornar para a rota. Dentro de cada um está a sua cura para todos os males. Não existe mudança nos efeitos se não mudarmos as causas.

Vamos caminhar buscando o nosso equilíbrio, cultivando pensamentos elevados e positivos e praticando o bem com muitas energias positivas.

“Evoluir é saber escolher” (Dr. Sérgio Felipe de Oliveira).

Fonte: Letra Espírita

============

Referências:

Dicionário Online de Português. Significado de Cleptomania. Disponível em https://dicio.com.br. Acesso em novembro de 2021.

Kardec, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo.74 edição 2018. Editora Boa Nova. Catanduva-SP.

Carvalho, Evelyn Freire. A Imortalidade da Alma.1 edição.2020. Editora Letra Espírita. Campos dos Goytacazes-RJ.

Carvalho, Evelyn Freire. A Morada dos Espíritos e suas leis. 1 edição. 2020. Editora Letra Espírita. Campos dos Goytacazes-RJ.

Schubert, Suely. Transtornos Mentais. 1 edição Premium, 2 tiragem. 2019. Editora InterVidas. Catanduva-SP.

Franco, Divaldo – pelo espírito Manoel Philomeno de Miranda. Transtornos Psiquiátricos e Obsessivos. Ebook do Kindle.2015. Editora Leal. Salvador-BA.

Oliveira, Fernanda Guimarães Santa Rita. Judicialização da Saúde – A mediação como uma alternativa – Monografia do Curso de pós-graduação Lato Sensu em Estado e Direito- Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro- AMPERJ; Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro- IUPERJ; Instituto Superior do Ministério Público – ISMP; Universidade Cândido Mendes – UCAM.2016. Niterói-RJ.

Esta entrada foi publicada em A Família, Artigos, Ciência, Espiritismo, Sociedade, Transição. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário